Logo CNA

Em live do Senar, especialistas apresentam programas de inspeção de pulverizadores
51668226985 8a0a4d2055 c

Encontro abordou iniciativas realizadas no Paraná e no Rio Grande do Sul

23 de junho 2022
Por Senar

Brasília (23/06/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na quinta (23), a live “Programa de Inspeção de Pulverizadores no Paraná e Rio Grande do Sul”.

O encontro foi moderado pelo assessor técnico do Senar, Mateus Tavares, e contou com a participação da assessora técnica do Senar Paraná, Flaviane Medeiros; do assessor especial Emater/RS, Elder Dal Prá; e do líder de sustentabilidade e stewardship da Croplife Brasil, Roberto Araújo.

“A questão da aplicação de defensivos é um desafio grande que só vamos conseguir superar através de parcerias e levando informações para trabalhadores, produtores e famílias. Precisamos mobilizar esse público para garantir a saúde e a segurança, além de todas as questões ambientais envolvidas no processo”, afirmou Mateus Tavares.

Flaviane falou sobre o curso Inspeção Periódica de Pulverizadores (IPP), desenvolvido pelo Senar Paraná desde 2021, com o objetivo de checar o funcionamento de máquinas e equipamentos de pulverização, buscando eficiência econômica e ambiental da aplicação. A iniciativa já inspecionou 401 pulverizadores e teve 878 participantes entre agosto/21 e janeiro/22.

O assessor da Emater/RS destacou o projeto de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas e treinamento de agricultores (Inspeciona-RS). Os objetivos são treinar os produtores rurais em boas práticas agrícolas para a aplicação de defensivos, realizar inspeções de pulverizadores agrícolas, emitir relatórios sobre a condição de uso dos equipamentos e identificar os pulverizadores agrícolas inspecionados. Criado em 2020, o projeto avaliou 1,7 mil máquinas até o momento.

Roberto Araújo apresentou o Programa de Habilitação de Aplicadores de Defensivos Agrícolas (Aplicador Legal). A iniciativa vai capacitar e habilitar aplicadores de defensivos no Brasil. Para isso, o Senar e a CropLife Brasil fizeram uma parceria com o objetivo de levar informações aos produtores rurais. A primeira etapa prevê a capacitação dos instrutores do Senar.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas