Logo CNA

CNA participa de Workshop de Defesa Florestal no Ministério da Agricultura
FOTO WORKSHOP FLORESTA

Evento abordou fortalecimento do sistema sanitário, métodos de controle e pragas quarentenárias

12 de agosto 2022
Por CNA

Brasília (12/08/2022) – O presidente da Comissão Nacional de Silvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Moacir Reis, e a assessora técnica, Eduarda Lee, participaram nesta quinta (11), do Workshop de Defesa Florestal, promovido pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O workshop abordou temas como o fortalecimento do sistema de defesa sanitária florestal e métodos de controle. Foram apresentados também o panorama geral e os desafios do setor de florestas plantadas, e tecnologias de aplicação de defensivos, principalmente com a evolução da aviação agrícola e uso de drones.

Outros pontos debatidos foram o controle e os métodos de mitigação de riscos de disseminação das pragas quarentenárias. Segundo os dados apresentados no encontro, as áreas de cultivos florestais infestadas por pragas cresceram cerca de 13 vezes nos últimos 11 anos. Desta forma, isso demonstra a necessidade de se desenvolver e registrar novos ingredientes ativos e produtos para as espécies florestais, com custo acessível aos produtores e com garantia de eficiência, além de assegurar estabilidade fitossanitária para culturas florestais consideradas Minor Crops, como teca, acácia negra, mogno africano e cedro australiano.

“Atualmente o setor florestal possui um déficit de diversificação de ingredientes ativos para controle de pragas, doenças e plantas daninhas, principalmente quando se trata de produtos biológicos”, disse Moacir Reis. Segundo os dados apresentados, do total de produtos registrados para controle de doenças nas culturas florestais, apenas 10% são biológicos. Para pragas esse índice é de 7%.

O encontro contou com a participação da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Embrapa Florestas, Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), CropLife, além de empresas privadas.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte