Logo CNA

Campo Futuro levanta dados de grãos, pecuária e avicultura de corte
Gado de corte

Painéis aconteceram em Balsas (MA), Cruzeiro do Sul (AC) e Glória de Dourados (MS)

24 de junho 2022
Por CNA

Brasília (24/06/2022) – Esta semana, o projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizou três levantamentos de custos de produção, com a participação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e Labor Rural. Os encontros ocorreram de maneira virtual.

Na segunda (20), o painel aconteceu com produtores de Cruzeiro do Sul, no Acre, para reunir informações sobre as características da pecuária de corte na região. Na quarta (22), a reunião teve a presença de produtores de Balsas, no Maranhão, com o objetivo de levantar dados de soja e milho.

Na quinta (23), o projeto apurou informações sobre a avicultura de corte no município de Glória de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Os painéis tiveram a presença de produtores rurais, técnicos, representantes das federações de agricultura e pecuária e sindicatos de produtores rurais.

Grãos - Em Balsas (MA), os produtores colheram 55 sacas de soja por hectare em média. Para o milho verão, o excesso de chuvas, principalmente no final do ciclo, impactou a produtividade esperada, sendo obtida a média de 145 sacas por hectare. De modo geral, as culturas de verão apresentaram infestação com mosca branca e ácaros no final do ciclo.

Campo futuro graos

“No milho, os gastos com inseticidas aumentaram 72% no milho verão e 254% para o milho 2ª safra. Para os fertilizantes, os gastos cresceram 85% e 140 % para o milho verão e milho 2ª safra, respectivamente. Para a 2ª safra de milho, que foi semeada antecipadamente, é esperada uma boa produtividade, em torno de 110 sacas por hectare”, afirmou Tiago Pereira, técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA.

Pecuária de Corte – No município de Cruzeiro do Sul, no Acre, o levantamento foi feito em uma propriedade modal de produção de bezerros (cria) com 240 hectares de área total e 100 matrizes e outra propriedade de recria e engorda, com a mesma área onde são terminadas em torno de 45 cabeças por ano.

Campo futuro ac

Avicultura de Corte – O painel em Glória de Dourados (MS) analisou os custos de produção e estimativas dos resultados econômicos da produção integrada de frango. Foi considerada uma propriedade modal na região com dois galpões de 150x16 metros quadrados cada e alojamento de 61 mil aves por ciclo em aviários climatizados em sistema dark house (controle da luminosidade e temperatura do aviário).

Campo futuro avic

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte