Áreas de atuação

A CNA trabalha pelo desenvolvimento da agropecuária na região Norte do Brasil. Na estrutura da CNA, a Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte coordena as ações que podem beneficiar essa região, propõe soluções e promove articulações junto aos Poderes Executivo e Legislativo e aos demais órgãos e entidades do setor. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) fomenta a capacitação e presta assistência técnica e gerencial na propriedade rural. Explore as ações relacionadas ao Desenvolvimento da Região Norte do Brasil e saiba mais sobre o que o Sistema CNA está fazendo pelo produtor rural.

A Comissão Nacional de desenvolvimento da região norte é formada por todos os Presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária da Região Norte. Foi criada buscando o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário na região e tem por objetivo atuar no âmbito politico, técnico e econômico defendendo e representando os interesses do produtor rural. As reuniões da comissão visam receber, discutir e propor soluções técnicas e políticas que favoreçam os produtores rurais da região.

Relato das ações da Comissão

  • Acompanhamento dos Projetos de Lei junto ao congresso nacional que possam impactar a região;
  • Elaboração do Termo de Cooperação entre a CNA, SENAR e o Banco da Amazônia visando contribuir para o incremento de geração de emprego, ocupação e renda, através da ampliação e qualificação das aplicações de créditos;
  • Elaboração de políticas públicas para o setor;
  • Discussão junto à Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia buscando a prorrogação do prazo dos incentivos fiscais para a região.

Resultados Alcançados

  • Assinatura do Termo de Cooperação entre a CNA, SENAR e o Banco da Amazônia visando contribuir para o incremento de geração de emprego, ocupação e renda, através da ampliação e qualificação das aplicações de créditos.
Representação Representante Federação UF
Presidente de Comissão Muni Lourenço Silva Junior CNA DF
Técnico José Henrique Bernardes Pereira CNA DF
Coordenador Nelson Ananias Filho CNA DF
Membro Titular Adriano Venturieri EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL -
Membro Titular Assuero Doca Veronez FAEAC AC
Membro Titular Carlos Fernandes Xavier FAEPA (PA) PA
Membro Titular Eufran Ferreira do Amaral EMPRAPA AC
Membro Titular José Luiz Dos Santos Freitas FAEAP AP
Membro Titular Muni Lourenço Silva Junior FAEAP AC
Membro Titular Rayley Guida de Souza Campos Luzza FAET TO
Membro Suplente Eliana França dos Santos Zacca FAEPA (PA) PA
Membro Suplente Felipe Uassurê Neri FAET TO
Membro Suplente Fernando Alvares Zamora FAEAC AC
Membro Suplente Mário Jorge de Souza Bastos FAEA AM
Membro Suplente Paulo Leite De Mendonça FAEAP AC
Membro Suplente Susana Lena Lins de Gois EMBRAPA -

Participação em Fóruns, Câmara Setorial ou Grupos de Trabalho

2019 – 1º semestre

Termo de Cooperação do Banco da Amazônia, CNA e Senar para programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

O Termo de Cooperação entre o Banco da Amazônia, CNA e SENAR foi assinado entre as entidades com o objeto de conjugar a execução de um programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Está previsto o emprego da linha de crédito “Pronaf Produtivo Orientado”, que disponibiliza ao produtor rural o valor de R$ 4.500,00 para a execução da assistência técnica com 100% de bônus no caso de adimplência.

A CNA tem apoiado às Federações de Agricultura e Pecuária da Região Norte para que participem do treinamento para a elaboração de projetos para contratação de operações de crédito do Banco da Amazônia.

O objetivo geral do treinamento é proporcionar aos técnicos e projetistas o conhecimento da documentação exigida e procedimentos para o preenchimento das diversas planilhas utilizadas pelo Banco para a contratação das operações de crédito pelo produtor rural.

Energia Elétrica para o estado de Roraima - Implantação do Linhão de Tucuruí

A CNA está discutindo junto ao Ministério de Minas e Energia formas de agilizar a resolução do problema de fornecimento de energia elétrica do estado de Roraima, que é a única unidade federativa que não está ligada ao sistema elétrico nacional.

Com a determinação do Tribunal Regional Federal da obrigatoriedade de consulta prévia ao índios da terra indígena Waimiri-Atroari , antes da concessão de licença de instalação para as obras do linhão de Tucuruí, a CNA contatou o Ministério de Minas e Energia para discutir possíveis atrasos de sua instalação. Na última semana de junho foram entregues ao IBAMA, os estudos para a obtenção da Licença de Instalação. Acredita-se que, na primeira quinzena de agosto, a FUNAI e o IBAMA se manifestem sobre a obtenção do licenciamento de instalação.

Proposição de política pública para aquisição de insumos pelos produtores rurais da região Norte

A CNA apresentou um estudo à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), apontando as dificuldades dos produtores rurais da região Norte na aquisição de insumos e propondo políticas públicas para reduzir a discrepância nos preços frente à outras praças produtivas.

Cinco alternativas são apresentadas no estudo, sendo:

  • Prêmio Frete;
  • Isenções tributárias;
  • Desenvolvimento de Novas Rotas;
  • Novas Frentes de Produção; e
  • Leilões de Compra.

A Conab demonstrou interesse em desenvolver um projeto-piloto, juntamente com a CNA, para realização dos leilões de compra de insumos, desde que apresentem viabilidade técnica e econômica.


Presidente da Comissão de Desenvolvimento da Região Norte da CNA
Muni Lourenço Silva Junior


Contatos
c.sustentavel@cna.org.br
SGAN Quadra 601, Módulo K - Brasília - Distrito Federal
CEP: 70.830-021
Telefone: 61 2109 1400

O setor agropecuário é destaque da economia em 2018

Vídeo 13 de dezembro 2018

Governo atende CNA e libera 100 mil toneladas de milho para vendas em balcão

Vídeo 9 de novembro 2018