Logo CNA

CNA e Federações do Centro-Oeste discutem propostas para Plano Agrícola e Pecuário
Ze mario reuniao pap 0 489089002015283404101

14 de março 2018
Por CNA

Cuiabá e Brasília (14/03/2018) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) realizaram nesta quarta (14), em Cuiabá, uma reunião para discutir propostas do setor produtivo da região Centro-Oeste para o Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019.

Foi o segundo dos três encontros que a CNA está fazendo para ouvir as demandas regionais para o PAP 2018/2019. A reunião na capital mato-grossense teve a presença do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, e dirigentes das federações de agricultura e pecuária do Centro-Oeste.

O objetivo é reunir e consolidar as principais reivindicações para levar ao governo federal como contribuição para construir o plano. Na semana passada, o encontro foi em Florianópolis. O terceiro será na sexta (16), em Uruçuí (PI).

“É extremamente importante ouvir os produtores rurais da região Centro-Oeste por ser uma região referência na produção agrícola do Brasil. É no campo, na lavoura, no meio rural que o agro acontece, por isso queremos levar daqui as principais demandas do setor produtivo rural”, disse o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner.

O presidente da Famato, Normando Corral, disse que Mato Grosso é um estado pujante na produção agropecuária. Desta forma, vai contribuir com diretrizes relevantes para a próxima safra. “Trouxemos aqui os dados que temos, principalmente os que foram levantados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para o aprimoramento da política agrícola da região Centro-Oeste”, destacou Corral.

Durante o encontro foram debatidos temas como a necessidade de construção de mais armazéns, redução das taxas de juros, ações prioritárias e estratégicas para o seguro rural, crédito rural, comercialização, Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Prodeagro), Zoneamento Agrícola de Risco Climatizado (ZARC) e outros.

Também participaram a assessora técnica da CNA, Fernanda Schwantes, produtores rurais, técnicos e dirigentes de sindicatos rurais e representantes de entidades do agro.

Contribuições online - Além da discussão presencial das propostas regionais, a CNA também está realizando uma pesquisa online até 23 de março com os produtores rurais para saber as principais necessidades e demandas para a safra 2018/2019.

Neste levantamento são abordadas questões como o crédito rural, condições de financiamento, linhas de investimento prioritárias, instrumentos de mitigação de riscos e direcionamento de políticas setoriais de médio prazo.

A consolidação e a validação das sugestões levantadas nas reuniões técnicas e na pesquisa online com os produtores serão feitas ainda neste mês, em reunião na sede da CNA, em Brasília.

Veja o link da pesquisa

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR com informações da Famato
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas