Logo CNA

Azeite de Minas conquista os paladares mais exigentes e ganha espaço no mercado brasileiro
Mg1701 0 870019002015362960971

23 de julho 2018
Por CNA

Brasília-DF, 23/07/18 - Carla Retuci produz 2,5 mil litros de azeite dos 30 mil litros produzidos anualmente no Brasil. Sua Fazenda fica localizada na cidade de Andradas, na divisa de Minas Gerais com São Paulo. A região na Serra da Mantiqueira vem se destacando na produção de azeite no Brasil, que há 10 anos era quase nula.

São histórias como as de Carla que o Sistema CNA/SENAR/ICNA quer contar no Dia do Produtor Rural, comemorado no dia 28 de julho, durante a Chefs pelo Agro: Feira Senar de Alimentos e Gastronomia, que será realizada no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

“Em 2007 fizemos a nossa primeira plantação. A ideia era produzir azeite apenas para a família e amigos. Em 2014, levamos um susto. Conseguimos colher oito toneladas de azeitona na primeira safra. Conseguimos produzir 800 litros de azeite naquele ano. Era muito mais o que conseguiríamos consumir. Comecei a fazer contatos com alguns chefs de cozinha para tentar vender o meu azeite. Um desses chefs de cozinha se apaixonou pelo sabor. Ele me motivou a continuar produzindo. Fomos testando a acidez e o paladar”, conta Carla Retuci.

Carla passou por dificuldades no início da plantação e da colheita. Teve que pedir maquinário emprestado do vizinho para conseguir processar a azeitona. Mas ela não desistiu. “Antes eu trabalhava no mercado financeiro, mas perdi o emprego. Quando me vi estava completamente envolvida com o projeto de produzir azeite brasileiro de qualidade. Tive que me reinventar”, lembra.

Hoje, a produtora conta com a ajuda do marido, que trabalha na administração da propriedade rural. Eles empregam cinco funcionários. “Foi o chef de cozinha que conheci naquela época que me motivou a continuar. Deu muito trabalho, mas valeu a pena”, diz Carla.

Assista o quadro Chefs pelo Agro do Programa Agro Forte Brasil Forte, onde a chef Daniela Narciso preparou um prato utilizando o azeite produzido por Carla:

Serviço:
O que: Chefs pelo Agro Dia do Produtor Rural – Feira Senar de Alimentos e Gastronomia
Quando: 28 de julho de 2018 (sábado), das 11h às 19h
Onde: Marquise do Parque Ibirapuera, em frente ao Pavilhão das Culturas Brasileiras – Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo – SP.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Matérias Relacionadas