Selecione a área de sua atuação

ComunicaçãoSites especiais

Sites especiais

  • Protocolos de Rastreabilidade

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Qualidade para o produtor, para o consumidor e para o exportador

     

     

    Os protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária são regras ou requisitos exigidos por mercados consumidores específicos, nacionais e internacionais, que ao serem cumpridas, permitem pagamento diferenciado pelos animais, agregando valor aos produtos gerados. Alguns exemplos de protocolos de carne bovina são: Angus, Nelore Natural, Hereford, Braford, Charolês, Wagyu, Cota Hilton e União Europeia, entre outros.

     

    Sob a responsabilidade da CNA,  o Sistema Gestor dos Protocolos de Rastreabilidade de adesão voluntária utiliza informações da Base de Dados Única (BDU) da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), para fazer o acompanhamento, verificar, validar e comprovar o cumprimento das regras ou requisitos estabelecidos nos protocolos.

     

    O sistema foi criado com o intuito de estreitar e dar transparência na relação entre produtores rurais, a CNA, os frigoríficos e os consumidores interessados na produção e consumo de produtos diferenciados. Utilizando o sistema informatizado na gestão dos protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária, a CNA proporciona transparência nas garantias acordadas entre os proponentes dos protocolos e na rastreabilidade do produto desde a propriedade até a mesa do consumidor.

     

    Ao consultar os dados oficiais inseridos na PGA, por meio do sistema informatizado para gestão dos protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária, é possível, por exemplo, verificar a existência da propriedade e do produtor que pretende aderir a um protocolo, assim como, se este produtor possui animais e se os mesmos podem ser eviados para o abate.

     

    O sistema permite ao produtor a consulta automática dos dados oficiais da PGA da sua casa ou propriedade, além de obter informações dos frigoríficos que aderiram aos protocolos. Permite ainda, acessar relatórios sobre a classificação dos animais que enviou para o abate e acessar relatórios de indicadores do protocolo, tudo isso por meio de acesso à internet.

     

     

    Raças bovinas com menção nos rótulos dos produtos:

     

    Protocolo Angus Protocolo Hereford Protocolo Nelore Protocolo Charolês
           
      Protocolo Braford  

     

     

     

    PRODUTOR RURAL
     

    Para solicitar adesão a algum Protocolo disponível, o produtor rural precisa se cadastrar no Sistema Gestor dos Protocolos de Rastreabilidade de Adesão Voluntária.

     

    Clique no botão abaixo e leia as instruções em tela para solicitar o seu cadastro:

     

     

     

     

    CONSUMIDOR

     

    Entenda o que o pecuarista de raças reconhecidas precisa fazer para garantir a qualidade da carne:

     

    - Protocolo Angus
    - Protocolo Hereford
    - Protocolo Nelore Natural

    - Protocolo Braford
    - Protocolo Charolês
    - Protocolo Wagyu

     

     

    FRIGORÍFICOS

     

    - Frigoríficos participantes dos Protocolos de Rastreabilidade com menção de raças bovinas em rótulos