Selecione a área de sua atuação

ComunicaçãoNotícias de Mercado

10/12/2012 | Avicultura,Cereais, Fibras e Oleaginosas

Setor de alimentação animal quer desoneração de PIS/Cofins em 2013

No entanto, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal, a situação poderia ser mais grave caso o setor tivesse repassado todo este aumento das commodities para o produtor de carnes. "Uma crise foi instaurada na produção de carnes, em especial na avicultura e na suinocultura. Com isso, o produtor de alimentação animal não conseguiu fazer os reajustes necessários e o mercado tornou-se injusto, houve perda da nossa competitividade", relatou Maurício Nacif, presidente do Sindirações durante almoço promovido pela entidade na sexta-feira (07/12) em São Paulo, onde foram apresentados os números e o desempenho do setor em 2012.

Uma das soluções propostas por Nacif, para dar maior equilíbrio a esta balança e devolver maior competitividade à cadeia de rações, seria a desoneração da tributação de PIS/COFINS da cadeia produtora de alimentos para animais. Ele explica que o Sindirações, com o apoio da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), trabalha para obter este benefício em 2013. "Muitas águas vão rolar, mas vamos pleitear a desoneração junto ao governo. Com isso, a cadeia de alimentação animal poderá manter em seu caixa cerca de R$ 600 milhões", pontua Nacif. "Para a Receita Federal, este valor é pequeno, mas para nosso setor, faz muita diferença".

Resultados da cadeia em 2012

A indústria de alimentação animal no Brasil deve fechar o ano com produção de 62 milhões de toneladas de ração e dois milhões de toneladas de sal mineral, além de movimento de R$ 47 bilhões para aquisição de insumos nacionais e importados, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações). De janeiro a setembro deste ano, foram consumidas 46,6 milhões de toneladas de rações e 1,6 milhão de toneladas de sal mineral, de acordo com a entidade. Se a previsão for confirmada, o a produção será 3% menor do que a de 2011.

Fonte: Avicultura Industrial

Compartilhe

Notícias relacionadas