Selecione a área de sua atuação

ComunicaçãoNotícias de Mercado

19/09/2013 | Fruticultura

Emater - PB distribui mudas de frutíferas para atrair abelhas e repovoar colmeias

O plantio de mudas de caju e umbu precoces é a forma encontrada pelo Governo do Estado, por meio da Emater, para socorrer os produtores de mel de abelha do município de São José dos Cordeiros, na região do Cariri, cuja produção de seis toneladas foi reduzida em cerca de 98% por causa da estiagem prolongada.

As mudas dessas duas espécies precoces, doadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), aceleram a floração, recriando o ambiente produtivo essencial à sobrevivência das abelhas e a formação das colmeias.

A Emater escolheu três apicultores que receberão as mudas clonadas e terão a missão de multiplicá-las para distribuição com demais produtores da região, iniciando o reflorestamento e o consequente repovoamento das colmeias. Os frutos serão destinados á indústria do beneficiamento de polpas.

Segundo o chefe da unidade operativa da Emater em São José dos Cordeiros, Ismar Vilar, a estiagem trouxe grande perda para a apicultura da região, com reflexos na renda familiar e na economia. Os 12 integrantes da Associação de Apicultores do Município deixaram de comercializar o mel para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o no mercado aberto nas cidades vizinhas.

Festival – Mesmo com a grande redução na produção, será realizado nesta sexta-feira (20) e no sábado (21) o 5º Festival do Mel, com programação de seminários, oficinas e feira de produtos da cadeia do mel.

O objetivo do festival, realizado pela prefeitura municipal, com a participação da Emater e parceiros, é mostrar a importância da apicultura na geração de emprego e renda para os agricultores familiares do município e de outras regiões do Estado, e também garantir a transferência de tecnologia a fim de aprimorar a atividade apícola no Cariri, valorizando a cadeia produtiva, além de buscar a preservação do meio ambiente e incentivo à atividade de forma agroecológica, promover a inclusão social, a sustentabilidade ambiental, a viabilidade econômica e a melhor inserção no mercado para os profissionais do setor.

A Emater já trabalha na conscientização dos agricultores para o desenvolvimento da apicultura de forma sustentável e com consciência agroecológica na região do Cariri Paraibano e outras regiões, criando uma alternativa viável do ponto de vista socioeconômico e ambiental, o que gera oportunidade de trabalho e renda para as famílias que moram no campo. Durante o evento, serão distribuídas mudas de árvores nativas, frutíferas e florestais.

Além da programação de debates sobre a cadeia produtiva, no período da noite a cidade recepcionará os turistas de várias cidades do Estado com apresentações culturais. “Estamos aguardando os visitantes para que possam conhecer a nossa cultura e o trabalho desenvolvido pelos apicultores de São José dos Cordeiros”, afirmou o prefeito Fernando Queiroz. Durante o evento também será realizado o Festival de Violeiros, com repentistas e declamadores cantando em verso e prosa a cultura do Nordeste brasileiro.

Fonte: Governo da Paraíba

Compartilhe