Selecione a área de sua atuação

ComunicaçãoNotícias de Mercado

04/10/2012 | Cereais, Fibras e Oleaginosas

Centro-Oeste ultrapassa Sul e se consagra como maior produtor de grãos

O Centro-Oeste liderou a produção de grãos na safra 11/12 com 43% de participação superando o Sul, que teve 34,6%. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso foi o principal responsável pela liderança de sua região. O estado se destacou como o maior produtor nacional de grãos, com um volume de 40 milhões de toneladas, respondendo por aproximadamente 25% da produção brasileira.

Segundo o coordenador técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Mato Grosso, Pedro Nessi, a posição mato-grossense na produção nacional de grãos é importante para o mercado brasileiro, considerando um momento de quebras de safras em tradicionais países produtores, como os EUA, que foram afetados por secas consecutivas.

Os aumentos mais significativos em Mato Grosso ocorreram na produção de milho, com majoração de 103,35% em relação à safra anterior e em sua produtividade, que ultrapassou o patamar de 95 sacas/ha, resultado bem superior ao da safra anterior que obteve média de produtividade na ordem de 66 sacas/ha. "O clima foi favorável às demais culturas, dentre elas o algodão, com boas produtividades tanto na 1ª quanto na 2ª safra".

Fonte: Agrodebate

Compartilhe

Notícias relacionadas